terça-feira, 19 de abril de 2011

Download: Cantus Buranus - Corvus Corax

Poisé, minha amiga! Demorou a musiquinha, mas agora sai. Esse é um exemplo de algo que a única pessoa que eu conheço que conhece sou eu mesma. É o seguinte (traduzindo da wikipédia): Corvus Corax é uma banda alemã, conhecida por tocar música medieval utilizando uma enorme variedade de instrumentos típicos e autênticos. Pelo fato da teoria de música medieval ter sido dominada pelos eclesiásticos, muitas vezes é difícil determinar a partir dos manuscritos existentes como soava a música popular. Corvus Corax se baseia em um número de fontes para tentar tornar a sua música tão autêntica quanto possível: usam documentos que "condenam música profana" como um indicador de como a música soava, e basearam-se em tratados acadêmicos do século XIX para obter informações. Em muitos casos, esses tratados não são confiáveis, pois eles dão interpretações mais século XIX de música medieval do que a informação factual sobre o que a música era. Mas há uma série de coisas que são conhecidas com certeza. Por exemplo, a música "profana" era muitas vezes acompanhada por um som de baixo zumbido, fornecido, no caso de Corvus Corax, pela gaita. Uma suspeita quanto às harmonias usadas é encontrado em uma canção de Walter von der Vogelweide (um dos mais importantes poetas de língua germânica da Idade Média), no qual ele solicita que a música a seja tocada "à maneira antiga", ou seja, harmonia com terças. Na época, as terças eram consideradas como um intervalo desajeitado e feio pelos músicos sacros - mas era comum na música popular. As coisas são ainda mais complicadas pelo fato de cada menestrel ter acrescentado a sua interpretação pessoal às peças; ou seja, deixaram versões que podem ser diferentes dependendo de quem fez e onde foi feita a transcrição. É esse o ponto principal das interpretações de Corvus Corax: a música popular medieval era tocada mais do coração do que o cérebro, e apesar de fazerem uso de conhecimento como fundamentação, a banda tenta manter a a vivacidade e o espírito livre em que os trovadores se jogavam à música.


Artista: Corvus Corax
País: Alemanha (Alemanha de novo!!)
Álbum: Cantus Buranus I
Ano: 2005
Gênero: Medieval Music

Álbum: Cantus Buranus II
Ano: 2008
Gênero: Medieval Music

Link: [4shared]

Umas fotinhas pra incrementar:


5 comentários:

  1. Adoro os corvus corax !

    ResponderExcluir
  2. Tentei baixar os 2 CDs do Corvus Corax, mas não consegui. Tem como arrumar os links, por favor! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Coloquei em link único, se der algum problema me avise.

      Excluir
  3. Tenho todos do Corvus, inclusive o Cantus Buranus II, que não é tão impactante quanto o primeiro. Tenho ainda u show ao vivo na Holanda que é de arrepiar. Muito mais denso que o album e impactante com os arranjos vocais ao vivo. Uma das grandes descobertas para quem aceita todo tipo de música... boa é claro.

    Edevaldo - Curitiba/PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edevaldo! Concordo com vc que o Cantus Buranus II não é tão "impactante" quanto o primeiro, mas acho que consegue ser tão lindo e tão forte quanto, principalmente Ingordin et Ingordan, Preces ad Imperatorem e De Mundi Statu... Eles são realmente sensacionais!
      Esse show ao vivo na Holanda tem no youtube?
      Bjs e boa Pascoa para vc!!!

      Ana

      Excluir