sábado, 12 de março de 2011

Terremoto e Tsunami no Japão

Última notícia no Google hoje:

"O número de desaparecidos no Japão passou dos 10 mil após o país ser atingido por uma tsunami, na madrugada desta sexta-feira. As mortes podem bater o terremoto de Kobe, em 1995, que deixou 5 mil vítimas. Oficialmente, no entanto, o número de mortos é de 700."

Fiquei sabendo do assunto na faculdade. Era sexta, umas 8h15m. Uma professora, daquelas que amam uma conversa - e que, talvez por isso, ensinam muitíssimo bem - deu a notícia. Eu fiquei preocupada, e perguntei mais, se tinham mortos, se tinha atingido a capital, essas coisas. Estava tão aflita que ela me perguntou onde moram as pessoas que eu conheço lá. Não conheço ninguém lá, respondi. Ela riu de mim. Mas eu realmente me preocupo com o pessoal daquela ilha. Já são tão poucos!!
O que conheço de mais concreto do Japão são os animes. Infelizmente, pois amo a cultura japonesa, especialmente a tradicional. Está nos meus planos de vida aprender a falar o idioma e viajar pra lá, um dia. Ah, e encomendar um livro de história - infelizmente, não se acha quase nada em português. Talvez eu ache em inglês, vou tentar.

O alagamento me faz pensar nas nações insulares situadas a poucos metros acima do nível do mar, como Tuvalu. O que aconteceu com elas? Ainda existem? Ou já estavam extintas? Não consigo achar informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário