Outro tipo de projeto, o Anti-Counterfeiting Trade Agreement - Acta (ou Acordo Comercial Anti-Falsificação), também pode ameaçar o espaço livre da internet, segundo Wadhwa. Suas diretrizes criminalizam a troca não comercial de arquivos pela internet, permitem intervenção na comunicação pessoal para se vigiar o que está sendo trocado e estabelecem penas para os supostos infratores.
O espaço que se dá para projetos como o Sopa e Pipa só existe por conta do apoio que os países demonstram a esse tipo de repressão, segundo Wadhwa. "Temos de estar ativos na
discussão e trazer à tona isso, achar um jeito de mostrar a eles que não é dessa forma que irá funcionar."
De acordo com Wadhwa, o governo americano está tentando controlar a privacidade dos usuários, além de querer impor a censura da produção e compartilhamento na rede. "Existe uma revolução acontecendo aqui, que envolve pessoas, tecnologia e motivação para protestar. Todos deveriam escolher como compartilham ou fazem as coisas na internet, sem cerceamento", disse. O sentimento de alguns usuários de internet, depois de o Sopa ser divulgado na mídia, é de receio de compartilhar, segundo Wadhwa.
Leia o texto na integra aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário